No passado dia 19 de janeiro, Galveias foi palco do 1º aniversário do Centro de Interpretação José Luís Peixoto, um espaço dedicado à vida e obra do escritor.
O evento contou com momentos marcantes, como: a inauguração da exposição fotográfica “Olhares da Tailândia”, pelo fotógrafo Miguel Valle Figueiredo, que apresentou imagens que capturam a essência do povo e país fascinante; a apresentação do destino por Rosário Louro, representante do Turismo da Tailândia em Portugal, que destacou a relação diplomática e comercial que existe entre os dois países há mais de 500 anos.
Os convidados tiveram ainda oportunidade de assistir a uma conversa entre José Luís Peixoto, que apresentou Lanlalit, a tradutora dos seus romances para tailandês, oferecendo uma perspetiva interessante sobre a importância das traduções em si, destacando ainda curiosidades entre este povo tão inspirador e o português.
As comemorações foram encerradas por Fernanda Bacalhau, presidente da Junta de Freguesia de Galveias, Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e José Santos, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, que enalteceram o percurso do primeiro ano de vida do centro.
A exposição está aberta ao público até 31 de março.